Lactoferrina como uma proteína e proteção contra a covid-19

Os farmacêuticos italianos estão a enfrentar um grande aumento na procura de um produto de nicho geralmente comercializado como um estimulador do sistema imunológico para bebés, semanas depois de um vídeo viral ter sugerido que poderia proteger contra o coronavírus.


A lactoferrina, uma proteína encontrada em altas concentrações no leite materno, foi submetida a um pequeno ensaio clínico em Roma e os especialistas divulgaram resultados positivos, mas disseram que são necessárias mais investigações.


 Não houve confirmação de que a droga é eficaz contra o novo coronavírus, mas farmácias no centro de Roma disseram à AFP que estão a lidar com um aumento dramático na procura, num país com uma das maiores taxas de mortalidade da Europa.


 "Não sabemos nada sobre este produto, Também estamos às escuras nisto", disse um farmacêutico à AFP sob condição de anonimato, confirmando que a procura estava a aumentar. "Quando as pessoas estão com medo, acreditam em qualquer coisa."


 A compra de lactoferrina seguiu uma reportagem local, em julho, em que Elena Campione, professora de dermatologia da Universidade Tor Vergata em Roma, fez afirmações contundentes sobre a sua investigação.

 "Decidimos tratar pacientes com covid-19, no estágio inicial da doença. Foi incrível, mas 10 dias após o início da terapia, os sintomas desapareceram e o teste de PCR (para coronavírus) deu negativo", disse.


 O relatório tornou-se viral nas redes sociais, com banners adicionados por um utilizador em que dizia coisas do género: "como nos vão convencer agora de que todos precisamos ser vacinados?"


 O vídeo "morreu" após uma popularidade inicial, mas ressurgiu agora quando os casos de covid-19 começaram a aumentar, ultrapassando 25.000 por dia no final de outubro.


 Acesse a matéria completa: Italianos esgotam suplemento de leite infantil, convencidos que protege do vírus (dn.pt)

Atendimento Whatsapp

Assine e receba nossas novidades!