O probiótico que ajuda a inibir o crescimento de bactérias nocivas
O Bifidobacterium longum é uma espécie específica de bactérias microscópicas não patogênicas encontradas naturalmente nos tractos gastrointestinais de humanos, bem como na maioria dos outros animais. É adicionado a uma variedade de alimentos ou suplementos dietéticos como um probiótico devido aos seus muitos benefícios para a saúde. É uma bactéria gram-positiva, ramificada em forma de haste que produz ácido láctico a partir da fermentação do açúcar no trato gastrointestinal.
Em um estudo publicado na Nature em 2016 afirma que essa cepa age na modulação do stress e na neurocognição. Além disso seu uso está relacionado com a homeostase intestinal, com a modulação da resposta inflamatória e da resposta imune. Inclusive a associação de Bifidobacterium longum e Lactobacilos rhamnosus foi utilizada em publicação de 2014 para atenuar o dano pulmonar e a resposta inflamatória em sepse experimental.
Esse probiótico fornece muitos benefícios para a saúde como uma bactéria natural e como um probiótico. O ácido lático produzido pela bactéria aumenta a acidez do trato digestivo, o que ajuda a inibir o crescimento de bactérias nocivas. Também demonstrou tratar a constipação, reduzir a inflamação associada a doenças intestinais inflamatórias, prevenir níveis elevados de colesterol e reduzir o desenvolvimento de certas alergias, de acordo com
probiotic.org. De acordo com um estudo publicado, o Bifidobacterium longum apresentou propriedades anticancerígenas e antimutagênicas e pode ajudar a inibir o desenvolvimento de câncer de cólon. Os suplementos probióticos também são benéficos na repovoamento de colônias de Bifidobacterium longum no trato digestivo que foram destruídas pelo uso de antibióticos.